sexta-feira, 13 de abril de 2012

Graduada em Letras e especialista em Língua Portuguesa, estudo e leciono essa maravilhosa língua que nos desafia a conhecer e compreender os sujeito através da expressão linguística. É nesse espaço de estudo, aprendizagem, viagem e troca que pretendo me encontrar com as pessoas amantes desse idoma.

55 comentários:

  1. Ensinar a língua para falantes nativos é um desafio constante, vivencio essa mesma prática no cotidiano,tornar o aluno leitor e produtor de textos para as diferentes situações comunicativas não é tarefa para qualquer um.

    ResponderExcluir
  2. A língua portuguesa vem como grande desafiante do homem, e o homem só tem de ser acostumar e conviver, praticar e convencer-se de é fundamental para sua existência, sem comunicação não somos nada!

    ResponderExcluir
  3. Olá, 3º ano!
    Desejo que vocês leiam e reflitam sobre o trecho abaixo de uma matéria especial sobre a obra Os Sertões de Euclides da Cunha. Façam uma leitura sobre o artigo "O homem que vingou o sertão" Revista discutindo Literatura ano 3 nº 15.

    "Serei um vingador e terei desempenhado uma grande papel na vida - o de advogado dos pobres sertanejos assassinados por uma sociedade pulha e sanguinária!" Euclides da Cunha cumpriu a promessa feita ao amigo Francisco Escobar em carta de janeiro de 2012. Em dezembro daquele ano, seu livro Os Sertões invadiu o Brasil com toda a sua aridez e crueza e abalou para sempre a história oficial. Como você avalia a posição de Euclides da Cunha no trecho acima?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em nossa opnião, Euclides da Cunha desenvolveu um papel muito importante , por mais que o povo nao tenha ganhado a guerra ele mostrou a verdadeira realidade da vida . Ajudou os pobres sertanejos, cumpriu a promessa feita pelo seu amigo.Observou e teve a consciência de ajudar.
      Alunos : Renata , Fabiana e Diego . sala :302.

      Excluir
    2. Ele foi para o sertão para saber a verdeira relidade dos povos do sertão, chegando lá ele obsevou a vida do povo.
      E teve a consciência e a coragem de ajudar a todos, a obra serviu para ver a relidade do povo que lá vivia.
      E com isso como ele mesmo disse se tornou advogado dos pobre sertanejos.

      Alunos: Mayson Raposo e Andrea Gadelha' . :)

      Excluir
    3. "Euclides da cunha, se despois a ajuda os sertanejos, porque ele via aquela gente abandonada pelo governo brasileiro.
      Euclides vio, que os nordestinos foram brutalmente massacrados pela sociedade, que via os nordestinos como pessoas de outra nação,e não como brasileiros, aquilo não era correto, porque não existe ninguem melhor que ninguem, temos que ter direitos iguais".

      Excluir
    4. Antes de Euclides da Cunha vir para o nordeste, ele tinha uma visão crítica do povoado Canudos, via-o como uma ameaça para a República. Mas ao chegar na região, se deparou com uma realidade totalmente diferente, viu os nordestinos sendo massacrados pelo exército brasileiro. Se espantou quando viu o que realmente a população nordestina enfrentava, e isso fez com que ele mudasse totalmente seu pensamento, assim defendendo a região ao publicar a obra "Os Sertões", que invadiu o país, abalando versão oficial.
      Alunos: João Paulo, Johnathan

      Excluir
    5. Euclides da Cunha dizia ser o advogado dos pobres sertanejos que eram ignorados pelo Estado brasileiro quando o que queriam era apenas justiça,no entanto o governo lhes deu a morte. Euclides da Cunha teve o papel de mostrar a miséria do nordeste, e a chacina que ali aconteceu.

      Excluir
    6. Ele não estava gostando do que ele via lá em Canudos e resolveu ajudar fazendo um livro cujo nome e "Os Sertões"que falava todo o sofrimento que lá havia,com a miséria,o que os soldados fizeram com a populaçao a revolta ntre praianos e os sertanejos.Esse livro ajujdoua populaçao a ver o que o monarca fez a populaçao nordestina.

      Excluir
    7. Euclides da Cunha ao chegar no nordeste se depara com a verdadeira realidade do povo nordestino. Ele se considera um advogado porque com sua obra "Os Sertões" Ele conseguiu mostrar a realidade de um lugar e de um povo, que para a República era esquecido. Ele defendeu por meio de seu livro um povo sofrido, miserável, que além de "Antônio Conselheiro" não tinham mais ninguém a seu favor!

      Excluir
    8. Eclides da Cunha desempenhou um papel muito importante em defender e ajudar os pobres nordestinos,alem de mudar sua propria visao queria mudar tambem a visao de outras pessoas para com os nordestinos,e ele fez isso em sua obra Os sertoes,demonstrando a crueldade e o desprezo com que eram tratados os probes sertanejos.

      Excluir
    9. Euclides da cunha ao falar "serei um vingador e terei desempenhado um grande papel na vida - o de advogado dos povos sertanejos" ele expressa que, foi o único que se dispós a defender e ajudar uma grande parte da população pobre sertaneja, e com todo seu trabalho ele estudou e tentou fazer com que o nivel de pobreza e sofrimento saisse de vez da região, e fazer com que as pessoas vivessem com dignidade e respeito.

      Excluir
    10. Euclides da Cunha quis dizer que seria um defensor do povo nordestino, que iria lutar pelos direitos do povo nordestino. Acabar com a dificuldade, a pobreza, e a desigualdade que tinham contra o povo do nordeste. Na opinião dele ele seria o advogado pois estava lutando por eles, e ele daria a vida para alcançar seus objetivos.

      Excluir
    11. Euclides Da Cunha ao escrever a obra OS SERTÕES,queria mostrar quem eram os sertenejos"Pessoas pobres e sem nenhuma educação ",ele se conciderou o advogado daquele povo ,pois ele conheceu a verdadeira historia e a grade injustica que fora feita a eles .Em desembro de 1902 lancou a obra os sertoes ,que até hoje tornou-se um grande marco na historia do nosso país .

      Excluir
    12. Porque Euclides da Cunha se deparou com fatos desumanos e absurdos, que o encorajou a defender aquele povo desfavorecido e esquecido. Vendo-se no papel de vingador, sendo ele a única pessoa que faria a visão que tinham dos sertanejos mudar. Tornando-se um advogado através de seu livro OS SERTÕES com o qual ajudou e defendeu um povo injustiçado.

      Excluir
    13. Euclides da cunha ao chegar no sertão se deparou com um povo pobre,sem conhecimento,envolvidos na miséria e esquecidos pelos demais. E este por não concordar com os tais sofrimentos disse que seria o defensor desse povo e com uma promessa feita ao seu amigo,Francisco Escobar,mostrou ao resto do Brasil os pobres sertanejos injustiçados que só queriam direitos iguais.

      Excluir
    14. O povo do sertão era considerado rebeldes pelos soldados sulistas, mas Euclides da Cunha viu, que a situação do nordeste era de miséria, seca e que foi injustiçados pelos soldados e esquecidos pelo Brasil. Então, ele prometeu ser um vingador daquele povo e mostrar a verdadeira situação do sertão para o Brasil.
      E cumpriu sua palavra publicando a obra "Os Sertões" visto por todo o Brasil.

      Excluir
    15. Porque Euclides da Cunha se Deparou com fatos desumanos e absurdos, que o encorajou a defender aquele povo desfavorecido e esquecido. Vendo-se no papel de vingador, sendo ele a única pessoa que faria a visão que tinham dos sertanejos mudar tornando-se um advogado através de seu livro OS SERTÕES com o qual ajudou e defendeu um povo injustiçado.

      Excluir
    16. no começo euclides da cunha, assim como todo brasil, pensavam que aquele povo eram um povo desordenado, jana e inimigos do imperio.
      mas quando euclides chegou lá, ouviu o verdadeiro retrato daquele povo: um povo pobre, jaminto e esquecido. E começou a escrever a realidade daquele povo, advogando e defendendo aquele povo injustiçado e esquecido. E escrever foi o modo dele defender aquele povo.

      Excluir
  4. Euclides da cunha,teve iniciativa para mostrar sobre a liberdade e a realidade do povo nordestino,pois mostrou caracter e resistencia contra as forças do exercito.Ha varias mudanças antes de Euclides e do ciclo regionalismo,pois o estado brasileiro ignorava o nordeste,com isso trouxe reconhecimento do que estava acontecendo.


    Nome:Gustavo Fontinele/Andrey Souza.

    ResponderExcluir
  5. "Euclides da Cunha desempenhou um grade papel na vida dos pobres sertanejos, e decidiu defender as pessoas que eram ignoradas por uma sociedade que não se importava com a realidade vivida."
    ..................................................................
    ALUNOS:Gilmário de Sousa S. Filho e Maxsuel G. Ribeiro

    Sala:302

    ResponderExcluir
  6. "Euclides da Cunha foi um importante personagem desse acontecimento,ele conseguiu mostrar para a república do Brasil que o povo sertanejo de Canudos era uma gente que não queria guerra e sim um lugar livre e digno para viver."

    ( Pedro Henrique e Expedito Cosmo )
    302

    ResponderExcluir
  7. Ele foi um grande homem,teve uma atitude que outra pessoa nao teria, ajudou os sertanejos, se comoveel com a vida deles e resolvel ajudalos, e cumpriu a promessa feita ao amigo.. ele se tornou o advogado dos pobres sertanejos.
    Emanuel Lucas e Brenda Oliveira

    ResponderExcluir
  8. O comportamento de Euclides era de cumprir com sua promessa de defender o povo sertanejo, pois via muito sofrimento nos sertões.Então queria chegar em seu objetivo que era mostrar a verdadeira realidade em que vivia esse povo.


    Alunas: Francianne e Franciléia Sala:302

    ResponderExcluir
  9. Euclides foi como um héroi, onde teve coragem e iniciativa de mostrar a realidade do que estava acontecendo naquela época com o povo do nordeste, abrindo os olhos dos pobres sertanejos, mas apesar disso tudo a maior parte do sertão nordestino acabou morrendo.


    Danilo Muniz / Gleison Lima.

    ResponderExcluir
  10. "A convivencia com os sertanejos levou Euclides da Cunha a ver situações desumanas em que eles viviam. Sentiu a obrigação de mostrar para o Brasil a crítica situação de vida dos sertanejos, que eles não eram aqueles ignorântes e contra a reblubica como se publicavae sim eram pessoas que tentavam sobreviver a tanta miséria."
    (Auryo Dias e Patrícia Yonara) SALA:302

    ResponderExcluir
  11. Euclides da Cunha quis ser um vingador por causa das guerras que teve em 'Canudos', ele foi defender os pobres que moravam no sertao os sertanejos. Por isso ele se tornou um advogado, porque na sociedade em qe vivemos as pessoas que moram no sertao quase nao tem valor de nada. Pois a maioria delas sao pobres nao tem dinheiro e alguns nao sabem se defender. Entao no nosso ponto de vista ele observou e teve a conciencia de ajudar as pessoas do sertao.. BJOS HELIJANY E ANDRESSA da 302.

    ResponderExcluir
  12. "Euclidis da Cunha queria ser advogado dos sertanejos pois sabia que eles eram pobres e não tinha condições de sobreviver então ele se pois a trabalhar em prol a esse povo como ele sabia que os sertanejos eram ignorados pelo povo brasileiro, entao criu o livro para mostrar ao povo que os nordestinos eram e são gente como todos."

    KARINA SILVA ,HUGO CABRAL
    sala 302 '

    ResponderExcluir
  13. "Euclides da Cunha no primeiro momento,achou que ir para Canudos nao era uma boa ideia.Portanto ao chegar em Canudos se deparou com pessoas que estavam completamente na miseria,sem amparo do governo.Ele percebeu que o seu pensar sobre os sertanejos era completamente equivocado,que o governo nao sbia e nem queria saber o que se passava. Por isso Euclides decidiu defender os sertanejos e foi visto por muitos como o advogado dos sertanejos,e deixou tudo o que aquelas pessoas passaram na obra "OS SERTOES'. Essa obra de Euclides da Cunha serve para relatar a realidade do povo sertanejo. alunos;Carliane rodrigues e Adriano Rodrigues SALA;302

    ResponderExcluir
  14. A iniciativa de Euclides da cunha pode-se considerar heroica pois suas atitudes monstraram a realidade do povo nordestino,que era esquecido da sociedade.Na verdade quando ele fala serei um vingador,ele estava apenas dizendo defenderei um povo que a sociedade recrimina e quer manipular pois não tem como se defenderem desta sociedade cruel que cria uma história totalmente diferente da realidade.Então euclides tomou as dores de um povo sofrido mostrando ao povo como a nossa sociedade pde bombardea pessoas inocentes Euclides na verdade tirou a imagem falça que a midia havia construido. alunos iris carolynne,mackson.

    ResponderExcluir
  15. Euclides da Cunha foi um heroi para os sertanejos,lutou junto com eles para obter um novo estilo de vida,que antes era muito sofrido.Com toda sua força e determinaçao escreveu seu livro"os sertões".
    A obra serviu para mostrar a verdadeira realidade do povo nordestino,pois o estado brasileiro mostrava uma falsa imagem do povo daquela época e Euclides com sua obra mudou a imagem dos sertanejos.

    Erica Mayra e aline de Paula.

    ResponderExcluir
  16. Euclides da Cunha brevimente comenta o real fato que destacou o Nordeste, por uma sanguinaria guerra,onde varias pessoas inocentes mortas, o acaso da inclusao, o escritor revela a realidade da situaçao socila daquele povo que foi enganado, ele se tornou um heroi da literatura brasileira o advogado dos pobres.

    Alunos: Sabrina Feitosa e Suelma Lúcio.

    ResponderExcluir
  17. Alunas: Juliana Gonçalves e Myrla Jacyelle

    É linda atitude de Euclides da Cunha, a força de vontade daquele homem ao ajudar aquelas pessoas foi um ato heróico. Euclide da Cunha foi um homem que marcou muito na vida das pessoas pobres, ele lutou pela felicidade deles por conta de conhecer o que eles estavam passando. Ao ler o texo que relata um pouco da historia passamos a adimirar muito a atitude de Euclides.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. A iniciativa de Euclides da Cunha pode ser considerada uma atitude valente, pois ele mostra toda realidade do povo nordestino, lutando e batalhando pelo direito de cada um. apesar do estado rejeitar o nordeste, ele teve a iniciativa de olhar para aquele povo sofrido que sofre até os dias de hoje.
    alunas;karida e Tatiane
    Turma 303

    ResponderExcluir
  20. Euclides da Cunha, percebeu que os povos do Sertão estavam com muito sofrimento, não tinham estudo, comiam o que plantavam e etc...Euclides da Cunha não aceitou o que o Governo combrassem "impostos" de pessoas que foram "injustiçados. Euclides fez justiça, criando a Obra Os Sertões".
    Euclides criou A Obra para mostrar para o País a injustiça que o Governo fez com os povos de "Canudos".


    Osvaldo Falcão e Rafael Silva...

    ResponderExcluir
  21. ALUNOS: WANDERSON & ISAIIAS!!!!!
    Euclides da Cunha foi o justiceiro dos pobres sertanejos,pois eles foram rejeitados,assassinados por uma sociedade.E ele lutou por todos, e pela melhoria do nordeste,ele lutou contra miséria,doenças,falta de comida, contra escravidão eufemizada,ele foi um grande homem,sua historia foi conhecida no passado,no presente,e concerteza será conhecida no fulturo,pois ele públicou um grande livro,contando a grande historia do nordeste,dando o título de "OS SERTÕES".

    ResponderExcluir
  22. Euclides da Cunha queria mostrar para sociedade (que havia concordado com a invasão do exercíto ao nordeste e com o massacre do povo nordestino), que na realidade aquela jente não tinham conhecimento sobre monarquia e nem sobre a república, pois aquela terra tinha sido esquecida e deixada a mercê deles mesmos. Quando o governo sobe sobre os recursos que aquela terra estava começando a ter, queriam começar a perdir impostos para aquele povo, mas Euclides fazia discursos e rasgava as cartas de impostos na frente do povo.
    Os nordestinos acreditavam apenas na sauvação divina.

    ResponderExcluir
  23. Euclides da Cunha desenvolveu um papel muito importante, ajudando aos Sertanejos contra as forças armadas, sendo advogado deles, comprindo com a promessa que fez a seu Amigo Francisco Escobar tambem mostrando a reaildade do Nordeste, falando da sobrevivencia a seca, sobre a fome ... ele ficou bem comovido com a situação que eles estavam passando.

    ResponderExcluir
  24. Euclides da Cunha foi uma grande símbolo no sertão naquele tempo.Porque ele teve um papel importante para o povo sertanejo,ajudando contra contra as forças armadas depois que foram rejeitados e assassinados por eles.
    E na nossa opinião essa obra se retrata da realidade do sertão naquela época.

    ResponderExcluir
  25. Euclides da Cunha foi uma peça muito importante no sertão,pois ele ajudava os sertanejos depois de serem rejeitados e assassinados.
    a obra também relata a realidade do povo nordestino.Euclides da cunha também lutou pela escravidão e melhoria do nordeste e era contra a cobrança de impostos que o governo cobrava dos nordestinos tornando-se assim um símbolo positivo para os sertanejos.

    ResponderExcluir
  26. Euclides da Cunha foi uma peça muito importante no sertão,pois ele ajudava os sertanejos depois de serem rejeitados e assassinados.
    a obra também relata a realidade do povo nordestino.Euclides da cunha também lutou pela escravidão e melhoria do nordeste e era contra a cobrança de impostos que o governo cobrava dos nordestinos tornando-se assim um símbolo positivo para os sertanejos.

    ResponderExcluir
  27. Ao chegar em Canudos e ver a realidade em que o povo vivia Euclides da cunha começou a luta ao lado dos sertanejos,pois viu que seu modo de pensar sobre eles estava errado.
    sua opiniao sobre eles mudou completamente ao ver a simplicidade os valores e a pobreza em que o povo vivia.

    alunas ;Luana Karyne e Tamires Silva

    ResponderExcluir
  28. Ele cumpriu promessa feita ao amigo,e se senti no direito de cumpri-la,de proteger os mais pobres,os que não podiam se defender.Assim fazendo que não houvesse mais tantas mortes,tantas angustias e desesperos.Também queria fazer como Cristo,que pregava seus pensamentos,e protegendo aqueles que considerava seus irmãos

    ResponderExcluir
  29. Euclides da Cunha buscava ajudar os pobres do sertão, no trecho ele diz que vai vingar a luta dos pobres contra as injustiças quer os nordestinos estavam passando e desempenhar um grande papel na vida dele, que foi um fato histórico,não só para os noderstinos, mas também para a história do Brasil, promovendo uma guerra quemostroua força do povo nordestino.

    ResponderExcluir
  30. Euclides da Cunha cumpriu a promessa feita ao seu amigo Francisco Escobar onde defendia os pobres sertanejos assassinados. O Estado brasileiro ignorava o Nordeste por isso ele passou a defender aquela população, e fez o livro "Os sertões" com a intenção do povo brasileiro se abalar com sua luta daquele povo injustiçado.

    ResponderExcluir
  31. Euclides da cunha achava que os nordestinos sofriam muito com crianças doentes ,homens sem trabalhar .ao conhecer a historia daquele povo sofredor e sem nemhum conhecimento ,se comovel e assim veioa escrever e mostrar a verdadeira historia e caracter daquele povo.cosiderando assim o asdvogado e defenssor deles.

    ResponderExcluir
  32. Em nossa opiniao,Euclides da Cunha se comoveu em ver a situaçao em que se encontrava o Nordeste,crianças passando fome,homens sem trabalho,um lugar de miséria.Mais no meio de tanta desgraça,alguem ainda sim tirava vantagem do que acontecia, e com isso ele estava indignado e resolveu se tornar o advogado do povo.Essa obra serviu para mostrar a verdadeira realidade de como eles viviam,mesmo assim acabaram morrendo.
    Elane da costa e Hayla Lohana

    ResponderExcluir
  33. Pode-se dizer que Euclides da Cunha foi um verdadeiro herói porque teve a coragem de retratar a verdadeira realidade que estava acontecendo com o povo sertanejo em Canudos,uma realidade desumana,na qual vivia aquele povo injustiçado.Euclides passou a conviver com os sertanejos daí entâo passou a defender de todas as maneiras possíveis e foi atraves de sua obra Os Sertoes que o Brasil passou a conhecer a injustiça que houve com aquele povo.e até hoje a historia desse povo lutador é lembrada ate hoje.

    ResponderExcluir
  34. Queridos alunos, li os comentários de vocês e entendi o que queriam dizer quando falam da ajuda de Euclides da Cunha aos sertanejos. Porém gostaria de fazer uma ressalva, sejam mais claros, reflitam mais acerca do que estão lendo para que possam fazer afirmações coerentes e seguras. Outra questão que me chamou atenção foi a linguagem usada nos depoimentos, muitas dificuldades foram detectadas. Precisarei com base nessa observação, investigar se essas dificuldades são reais ou se é o espaço "internet" que os influenciou a escrever assim. É relevante que analisem seus textos, revisem, principalmente, quando se tratar de atividades escolares, vamos primar pela linguagem formal nesta situação.

    ResponderExcluir